Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico crônico e grave que afeta aproximadamente 1% da população mundial.

Geralmente se manifesta no final da adolescência ou início da idade adulta. Os sintomas da esquizofrenia podem ser divididos em três categorias principais:

  1. Sintomas positivos: Caracterizados por alterações adicionais na percepção ou pensamento, incluindo alucinações (percepções sensoriais sem uma causa externa, como ouvir vozes), delírios (crenças falsas ou irracionais, como acreditar que está sendo perseguido), pensamento desorganizado e movimentos motores anormais.

2. Sintomas negativos: Refletem uma redução ou perda de funções mentais e emocionais normais, como falta de prazer nas atividades cotidianas (anedonia), dificuldade de iniciar e manter relacionamentos sociais, pouca expressão emocional (apatia) e dificuldade de concentração

3. Sintomas cognitivos: Afetam a memória, a atenção e o funcionamento executivo (habilidades necessárias para planejar e alcançar metas).

A esquizofrenia geralmente requer tratamento ao longo da vida, que pode incluir uma combinação de medicamentos antipsicóticos, psicoterapia, programas de reabilitação e suporte social.

 

FALE CONOSCO